1.9.10

Liberdade confundida

O presidente enviou um projeto de lei pro Congresso que criminaliza os castigos físicos. E numa conjuntura onde palavrões foram proibidos nos estádios e o humor foi proibido na política, a lei soou como uma repressão, como a supressão de um direito e criou uma polêmica sem sentido. Pra começar, o que é um direito? Bem, se eu tenho o direito de bater, e o seu direito de não apanhar? Deve-se pensar na liberdade não como um conceito individual, e sim coletivo. A lei não é de forma alguma, antidemocrática, anticostitucional, e não fere os direitos de ninguém. Ao revés, ela protege um classe que não tem voz e que está à mercê dos pais, que podem ser o protótipo bombástico do amor, a personificação do descaso ou apenas pais. Eu já apanhei e posso dizer que não aprendi nada com isso. E se a Xuxa me perguntar se eu não aprendi que devo resolver meus problemas com violência, eu digo que não, isso eu já sabia que não devia fazer mesmo quando era baixinho, crianças são espertas. Se eu aprendi algo, foi que as pessoas muitas vezes se deixam dominar pelos impulsos, esquecendo-se da sensatez e da razão.
Mas se a discussão é sobre direitos, vamos lá, todos temos o direito de optar por ter filhos ou não, de constituir uma família ou não, de planejar ou não. E se fizemos algo, mesmo que tenha sido por pura incosequência (e é aí que muitos bebês nascem, infortunadamente), temos o dever de lidar com as consequências. A lei não vai mudar muita coisa, muito menos resolver esse problema. Mas é um primeiro passo na construção de uma sociedade mais justa, educada, igual e, sobretudo, amorosa. E ao se questionar direitos, deve-se pensar primeiro nos deveres.
Abaixo, uma amostra da minha caligrafia. Eu acho que devia isso pra vocês há uns dois anos.


4 comentários:

  1. Belo texto e bela letra!

    ResponderExcluir
  2. Tantas belas palavras... Vc foi logo escolher CREPÚSCULO? hauhuahuhuahuahu

    whatever. voltei dos mortos, apareci de volta! kkkk

    ;)

    ResponderExcluir
  3. huhuahuahuahu
    Que bom!! Que boa notícia saber q nos dias de hj, qdo se escreve CREPÚSCULO ainda tem gente q se refere ao fenômeno da natureza... kkkkk
    :P

    xerooo

    ResponderExcluir
  4. sua letra ficou muito bonita. e eu sei q ela naum é verdadeiramente assim!

    ResponderExcluir

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape