3.2.15

o brasil e a américa latina: sobre a latinidade que não é nossa

Às vezes encontro outras pessoas que nutrem algum tipo de amor, gosto, paixão, e também um sentimento de pertencimento ao continente latinoamericano. Quando encontro essas pessoas, sabemos que compartilhamos algo. Uma coisa que é difícil encontrar no brasileiro solto por aí.
Na minha viagem pela Colômbia, Equador e Peru conheci poucos brasileiros, bem poucos. Nos lugares mais turísticos há mais de nós, mas ainda assim perdemos muito em número para turistas argentinos e inclusive de outros lugares mais distantes do mundo. Outra coisa, além dos poucos brasileiros viajando pela América Latina, com exceção da Argentina, talvez, é que também não nos preocupamos em compartilhar uma cultura comum com o continente. Aliás, o Brasil não se preocupa em compartilhar uma cultura comum com outros países, nem mesmo dentro da comunidade lusófona. Isso se deve a duas coisas. Primeiramente o nosso país é muito grande e nossa cultura é muito própria. É como se o Brasil se bastasse por si mesmo dentro de si, que é um tanto. Outra coisa é o eurocentrismo que nos domina culturalmente. Aprendemos desde novinhos a admirar o que vem do hemisfério norte como sendo rico, desenvolvido e bonito. Por isso a viagem dos sonhos de um brasileiro médio é pelos principais destinos da Europa. Viajar dentro do Brasil é muito caro, e viajar pra fora também. Então as pessoas que podem viajar, geralmente escolhem esses destinos por algumas razões dentre elas achar que tudo o que vem de lá é melhor. Outra coisa que está dentro desse assunto da cultura é a nossa imprensa: que valoriza ao extremo os Estados Unidos e a Europa e praticamente exclui de suas pautas o nosso continente; colaborando ainda mais para que o Brasil continue a ser uma ilha dentro da América Latina.
Estamos dentro de um continente maravilhoso, com culturas diversas que emanam de povos que são incríveis. Há muito o que se aprender aqui dentro, há coisas maravilhosas que nem sequer imaginamos.
Nós somos partes disso aqui, acredite.

Um comentário:

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape