30.1.09

Brincadeiras eufêmicas

Vocês sabem o que é eufemismo? É uma espécie de jeito de mascarar o que você diz. Por exemplo, quando alguém morre, você pode dizer, foi pro céu. Isso é eufemismo. E quando empregada com humor, essa figura de linguagem rende muito. Abaixo seguem alguns exemplos, e logo depois, sua tradução; retirados da edição desse mês da revista Língua Portuguesa.

Aplicar a contravenção do senhor João, deficiente de um dos membros superiores.
(Dar uma de João-sem-braço)

Prosopopéia flácida para acalentar bovinos.
(Conversa mole pra boi dormir)

Derrubar, com a extremidade do membro inferior, o suporte sustentáculo de uma das unidades do acampamento.
(Chutar o pau da barraca)

Deglutir o batráquio.
(Engolir sapo)

Colocar o prolongamento caudal em meio aos membros inferiores.
(Meter o rabo entre as pernas)

Não considerar, sequer, a utilização do longo pedaço de madeira.
(Nem a pau)

Não considerar a possibilidade de a fêmea bovina expirar fortes contrações laringobucais.
(Nem que a vaca tussa)

Derrubar água pelo chão mediante tombamento violento e premeditado do recipiente.
(Chutar o balde)

29.1.09

Premiados

1- Exiba a imagem do selo “Olha Que Blog Maneiro”.
2- Poste o link do blog que te indicou.
3- Indique 10 blogs de sua preferência.
4- Avise seus indicados.
5- Publique as regras.
6- Confira se os blogs indicados repassaram o selo e as regras.
7- Envie sua foto ou de um(a) amigo(a) para olhaquemaneiro@gmail.com juntamente com os 10 links dos blogs indicados para verificação. Caso os blogs tenham repassado o selo e as regras corretamente, dentro de alguns dias você receberá 1 caricatura em P&B.
8- Só vale se todas as regras acima forem seguidas.

.
.
Vai para:

Eu não gosto muito desses memes tão rigorosos e também o prêmio não me interessa muito. Então essa postagem é só pra cumprir tabela mesmo e ajudar o meu amigo GüRÿ, que me indicou o meme. Segundo ele o prazo já está quase acabando, então, caros indicados, se vocês quiserem realmente a caricatura, sejam rápidos!

28.1.09

É foda demais pra mim

Ultimamente eu tenho estado pensativo. Pensativo sobre como a língua oral e as gírias atropelam e se sobressaem sobre a língua padrão. Como exemplo posso tomar a dissílaba foda. Essa palavrinha já provocou muita confusão na minha pobre cabecinha. Eu, como bom falante da última flor do Lácio, inculta e bela, sempre me comunico oralmente sem me importar com regras, totalmente o contrário do que faço quando escrevo. Mas, voltando ao assunto, sempre ouvi e usei a palavra foda como na frase a seguir. Ficar sem internet é foda. Notem que o sentido da palavra é de que se trata de algo frustrante, difícil, desapontador. E assim vou levando a vida, passando por momentos fodas e fodas. Pois conversando com um paulistano, descubro que foda quer dizer muito legal. Mas até descobrir isso achei que ele estivesse me xingando, ou coisas do tipo. Mas como uma palavra pode ter dois significados que se chocam com tamanha força? Só na boca do povo. Consultando a penúltima edição do Aurélio, descobri que foda deriva do verbo foder, que em uma de suas acepções, quer dizer dar-se mal em alguma situação. Foda significa mesmo algo difícil e frustrante. Segundo o lingüista Mário Perini, nós não falamos português, nós escrevemos português e falamos um treco com um nome bem esquisito que eu não lembro mais o nome, porque já faz tempo que eu li o ensaio dele sobre isso. Mas as gírias dominam de tal forma nossa oralidade que já são intrínsecas a ela. Meu pai brinca com o assunto. Ele diz que um estrangeiro, se estudar o português padrão, mesmo que seja o do Brasil, e chegar aqui, ele não vai entender nada. Ele perguntaria:
-- Vamos sair?
-- Demorou.
O coitado ia pegar o primeiro avião, voltar lá pra terrinha dele e processar a empresa que lhe ofereceu o curso.
Agora, depois de tanto falar sobre gírias, arranjar um jeito de terminar essa postagem é que tá foda. Em todos os sentidos.

Colaboraram: Jane Carmen e Humberto Abdo.

23.1.09

O Sol nascente é tão belo...

Estou me sentindo uma criança novamente. É que no meio de todo esse tédio das férias estou acompanhando o Sítio do Picapau Amarelo que está sendo reprisado no Futura (o canal que não liga pra você). É aquela primeira versão da nova geração, em que o Pedrinho é o César Cardadeiro e a Emília, a Isabelle Drumond. Isso passava na tevê quando eu era moleque, mas acho que naquela época eu não prestava muita atenção. Estou morrendo de rir. Mesmo com minha mania de rir à toa, acho que não está sendo à toa. Tá bom que é um humor meio infantil e tolo, mas vou transcrever umas frases que me fizeram rolar:

Diálogo entre Emília e Flor da Alturas (um anjo), interferido por Narizinho:
-- Eu estava voando... aí pum!
-- Você soltou um pum?
-- Claro que não, Emília! Ele quis dizer que caiu.

Diálogo entre a Cuca e sua prima bruxa:
-- Ai, prima, você vai vir para a minha festa, né? Adivinha quem eu convidei?
-- Quem?
-- O Zé do Caixão!
-- Aaaaaah! E ele vem?
-- Ele me garantiu que vinha. Essa festa vai ter tudo do ruim e do pior! (Risada de bruxa)

Além do humor, essa versão do Sítio tem ótimos temas musicais cantados por renomados artistas nacionais. De qualquer jeito, está sendo muito bom reviver minha infância.

P.S.: O Zé do Caixão não foi à festa. E, por favor, não me chamem de bebezão ou coisas do tipo, respeitem a liberdade.

21.1.09

Seis

Tirei umas férias sem avisar, mas o que importa é que estou de volta, então vamos ao que interessa. Recebi um meme simultaneamente do Humberto, Lucas e GüRÿ, onde devo escrever seis coisas aleatórias sobre mim.

Vamos à resposta:
1. Ao longo de nossa vida, eu e meus dois irmão tivemos 14 animais de estimação, dentre eles um gato que eu não sabia o sexo, um jabuti que fugiu e uma formiga;
2. Eu tenho uma tia chamada Marilene Ribeiro Gomes Ribeiro, assim mesmo com dois Ribeiros;
3. Costumo rir de quase tudo;
4. Odeio decoração natalina;
5. Estou lendo meu segundo livro esse ano;
6. Quando estava na primeira série, fazia cocô na roupa todo dia e ficava calado. Uma vez uma menina que sentava ao meu lado vomitou com o fedor.

Agora os indicados:

Basta responder e enviar para mais 6 pessoas, se não quiser ou não puder respeitar o número, não faz mal.
Seis abraços pra vocês!

5.1.09

Porque tudo evolui

A partir desse ano o novo acordo ortográfico começa a valer. Se querem saber, eu sou totalmente a favor disso, mas não posso negar que não vai ser nem um pouco fácil se adaptar a ele. Mas uma coisa é certa, a língua vai ficar mais simples e bonita. Só que o objetivo dessa postagem é informar-vos, caríssimos leitores, que eu não usarei as novas regras. Pelo menos por enquanto, até estiver seguro o bastante para fazer isso. Estou agindo legalmente. Até lá fiquem tranqüilos, pois as idéias que vocês vêem continuarão do mesmo jeito. ;)
Page copy protected against web site content infringement by Copyscape